As joias de ouro 18k são as mais finas e são, realmente, as com maior valor no mercado. Entretanto, isso é totalmente justificável, pois é a versão que mais possui ouro – pelo menos das ligas encontradas no Brasil.
Entender o conceito de “quilates” quando estamos falando de joias é muito importante para que você tenha total segurança daquilo que está comprando. Como não é um investimento barato, isso é fundamental.
Aqui você vai entender um pouco sobre os tipos de ouro e, também, a diferença entre joias de ouro e joias folheadas a ouro.
O que são as joias de ouro 18k
Você acha que as joias de ouro 18k são feitas totalmente de ouro? Muitos pensam isso, mas é um grande equívoco.
O ouro é um metal nobre encontrado na natureza em sua forma pura e dentre as suas principais características está a maleabilidade. É um material totalmente maleável e se deforma com pequena pressão.
Imagine uma peça que se desfaça com o menor dos toques? Com toda a certeza não pode ser um material utilizado para joias.
É por isso que as joias de ouro não levam apenas essa substância, mas outros metais também. São essas substâncias secundárias que possibilitam a construção das peças como você vê hoje.
As joias de ouro 18k são constituídas por ligas de alta porcentagem de ouro, mas que também tenham outros metais para torná-la resistente. Veja quais são as porcentagens de cada tipo de ouro:
- 24 quilates — ouro puro
- 22 quilates — 91,6% de ouro
- 20 quilates — 83,3% de ouro
- 18 quilates — 75% de ouro
- 16 quilates — 66,6% de ouro
- 14 quilates — 58,3% de ouro
- 12 quilates — 50% de ouro
Diferença entre ouro com menos quilates e folheados 18 k
As joias de ouro 18k são opções finas e nobres, mas as de 16k ou com menores teores de ouro. Nesses casos, é melhor optar por um folheado a ouro 18k?
As opções de 16 e 14 quilates ainda são boas, mas, claro, não são tão preciosas quanto a opção de 75% de ouro. No caso dos folheados existe, sim, o ouro 18k, mas é apenas uma camada.
Nesse caso, acaba sendo de maior qualidade você optar por uma joia de menos quilates.
Mas, claro, tudo depende do seu propósito. Se você está em busca de acessórios variados, mas quer algo com uma qualidade um pouco superior às famosas bijuterias, então os folheados são ótimas opções.
Se você gostaria de joias de ouro 18k, mas realmente não tem o orçamento, talvez as opções de 16k podem atender melhor às suas expectativas.
Pense no custo x benefício
É muito importante que você tenha em mente que joias são um investimento. Elas literalmente o são, pois os metais preciosos valorizam com o tempo.
Ao contrário de muitos bens, as joias são as poucas que mantêm o seu valor. Sendo assim, se você tiver a condição de investir em joias de ouro 18k, não prefira versões inferiores.
E isso sem contar nos modelos divinos que encontramos pelas joalherias. Seja em ouro amarelo ou branco, as opções de colares, anéis, brincos, pulseiras e outras peças são de tirar o fôlego.
Há também a questão simbólica que essas peças têm. Em ocasiões especiais, como noivados, casamentos, formaturas e assim por diante, nada substitui uma joia.
Enfim, entendendo melhor o conceito de joias de ouro 18k, que tal conhecer alguns modelos na Casa São Paulo. A joalheria oferece opções variadas para todos os gostos.