Loading

Nos siga Facebook, Instagram
Acesse www.casasaopaulojoias.com.br
Pedras preciosas brasileiras: abundância e diversidade

Pedras preciosas brasileiras: abundância e diversidade

As pedras preciosas brasileiras destacam-se em abundância em diversos estados do país. Elas são utilizadas principalmente no mercado de joias e na decoração de ambientes, tanto para o consumo e produção interna como externas.

A variedade de opções de pedras preciosas que podem ser encontradas aqui proporciona maior possibilidade de criação e desenvolvimento de joias com gemas de cores diferenciadas, por exemplo. Além disso, a quantidade expressiva desses minerais representa uma verdadeira riqueza do país em relação aos recursos naturais.

Pedras preciosas brasileiras

Os estudos indicam que há mais de 100 pedras preciosas brasileiras catalogadas. Elas são divididas segundo “variedades” pré-estabelecidas. Alguns exemplos: ágata, ametista, rubi, safira, água-marinha, esmeralda, berilo verde, amazonita, olho de gato, opala preciosa, topázio, turmalina (bicolor, melancia e paraíba), ônix, quartzo azul, quartzo olho-de-gato, cristal de rocha, brasilianita, andaluzita, etc.

ametista

Variedades

As pedras preciosas brasileiras são amplamente utilizadas por joalheiros e designers de joias para criar peças como anéis, brincos, pingentes, pulseiras, etc. Como a variedade é grande, a disponibilidade de cores nas gemas também é bastante expressiva nas joias que são produzidas aqui.

As gemas e pedras brasileiras podem ser encontradas de várias formas. Há variedades inúmeras de turmalina, topázio, coríndon (rubi ou safira), de feldspato, berilo (nessa categoria entram a água marinha e a esmeralda, por exemplo), granadas, gemas orgânicas, entre outras denominações que subdividem essas preciosidades.

Raridade

De acordo com a pesquisa do Departamento Nacional de Produção Mineral, o Brasil é um dos raros produtores do mundo de Topázio Imperial e Turmalina Paraíba. A última, que tem tons azulados, foi encontrada pela primeira vez na região nordeste, no estado da Paraíba e por isso recebeu esse nome em homenagem ao local.

Diamante

O diamante é uma pedra formada por um único elemento: o carbono. Ela é cobiçada pelo fato de ser muito brilhante e por ser considerada um dos minerais mais valiosos do mundo. De acordo com o Sumário Mineral (DNPM, edição 2015), no Brasil há inúmeros depósitos diamantíferos distribuídos nos estados do Mato Grosso (é o maior produtor brasileiro em quantidade), Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Tocantins, Roraima, Piauí, Bahia e Paraná.

Apesar de ser quebrável, o diamante é um material super resistente e durável. A maioria deles são cristalinos, mas, alguns deles possuem traços amarelos. Entretanto, os mais raros são os 100% cristalinos.

Esmeralda

O Brasil é o segundo maior produtor de esmeraldas do mundo. Um dos anéis com pedras preciosas mais cobiçados são os de esmeraldas. Eles têm sofisticação, elegância e uma beleza indescritível. Desde a Antiguidade até hoje, eles são considerados amuletos da sorte pelos egípcios.

Topázio Imperial

O topázio é uma das gemas minerais mais preciosas do mundo e pode ser encontrado em duas variedades: imperial e olho de gato. O primeiro, que é mais raro, pode ser encontrado em Ouro Preto (MG) e em outras cidades próximas.

O topázio imperial está disponível na natureza nos tons rosa, rosa alaranjado, dourado, marrom, vermelho alaranjado e amarelo. No entanto, podem ser tratamentos para mudança de cor, como o térmico ou por irradiação, que produz a cor azul nas pedras.

Turmalina Paraíba

Esta é uma das pedras preciosas brasileiras mais raras de todo o mundo. Ela foi encontrada pela primeira vez na Paraíba e chamou a atenção de pesquisadores por ter um tom azulado raro e bastante expressivo ao olhos.

Fontes de pesquisa
(Visited 1.198 times, 1 visits today)

You may also like