Loading

Nos siga Facebook, Instagram
Acesse www.casasaopaulojoias.com.br
O que é Ouro Branco?

O que é Ouro Branco?

Em grande parte das joalherias é comum encontrar uma grande variedade de joias confeccionadas em ouro branco, sendo que essa possui um aspecto mais prateado e também brilhante!

Embora seja uma peça extremamente bonita, sofisticada e elegante, uma boa parcela das pessoas nem sequer faz ideia de que efetivamente o Ouro Branco não existe – mas, como assim?

Na verdade você não leu nada errado! É justamente isso! Muitas pessoas não sabem, mas esse é um tipo de ouro passa por um processo, porém, ele não existe de fato!

Mas, para poder entender isso de forma mais pertinente, é importante considerar saber o que é o ouro 18k – que, na verdade, é sempre o mais indicado para promover a confecção de joias!

Ao entender esse ponto você poderá ter mais informações sobre o que resulta no ouro branco – acompanhe mais detalhes nos próximos tópicos e saiba exatamente o que pode diferenciar algumas peças em joalherias!

Antes de entender o que é ouro branco, é preciso saber mais sobre o ouro 18k!

O ouro 18k consiste em uma liga metálica que possui ao todo 75% de ouro absolutamente puro e 25% de demais tipos de metais. Esses metais podem ser o cobre, a prata, o paládio e outros.

No caso, esses 25% dos demais tipos de materiais permitem que se garanta que a joia em questão obtenha uma resistência bem mais marcante, visto que o ouro puro é absolutamente maleável.

Por esse motivo, se por ventura a joia fosse apenas confeccionada recorrendo ao uso de ouro 100% ela perderia muito facilmente a sua forma!

Mas, esses outros materiais destacados acima não são necessários apenas para agregar mais resistência às peças da joalheria, na verdade, é mais do que isso.

Isso porque diante de tal “mistura” poderá também se obter colorações diversificadas do ouro. No caso do ouro branco, recorre-se ao uso de 75% de ouro 100% e mais 25% dos outros metais, como no caso do paládio ou do níquel, por exemplo.

Já no conhecido ouro rosé, a base é feita considerando também 75% de ouro puro e mais 25% de outros materiais que tenham a sua tonalidade mais avermelhada, como é o caso do cobre.

O famoso banho de ródio – porque ele é necessário para o ouro branco afinal?

Você ainda pode ter dúvidas dos motivos que podem fazer o ouro branco ser levemente amarelado ou até mesmo porque ele pode ser totalmente prateado!

Isso acaba ocorrendo por um motivo bastante simples, na verdade: O acabamento chamado banho de Ródio.

De maneira geral, o Ródio consiste em um metal bastante preciso e ainda raro, da mesma forma que o próprio ouro, platina ou a prata.

Esse banho acaba sendo responsável por atribuir uma espécie de cobertura (mas, de forma leve) do tom naturalmente amarelado do ouro branco, o que permite deixar a joia com um tom mais prateado e bonito que permite destacar ainda mais a beleza de diversas peças!

Por esse motivo toda joia que seja confeccionada em ouro branco deverá ser rodinada no processo do acabamento final – mas, por ser um acabamento, é natural que haja um desgaste com o passar do tempo e isso é algo absolutamente natural.

Uma dica para os apaixonados em joias de ouro branco é evitar de dormir com as peças, tomar banho, lavar louças, evitar contato direto com produtos que sejam mais corrosivos e outros hábitos básicos! – se por ventura você quiser recuperar a beleza da peça, poderá dar um novo banho de ródio nela!

(Visited 77 times, 1 visits today)

You may also like